COMPOSTAGEM (E .E. Prof. Fernando Campos Rosas)
Rosângela Pioli Siufi, professora de Ciências com alunos de 6° e 7° anos.
A compostagem não é uma prática nova, mas está ganhando popularidade ao passo que há uma tendência maior de preocupação com a sustentabilidade.
Segundo dados do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o material orgânico corresponde a cerca de 52% do volume total de resíduos produzidos no Brasil e tudo isso vai parar em aterros sanitários, onde são depositados com os demais e não recebem nenhum tipo de tratamento específico.
O uso da compostagem traz muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde pública. Há a formação de dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), água (H2O) e biomassa (húmus). Por se tratar de um processo de fermentação que ocorre na presença de oxigênio (aeróbico), permite que não ocorra a formação de gás metano (CH4), gás de efeito estufa.
A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica. A técnica de compostar ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência.
O processo de compostagem é um processo biológico que acontece em fases: Fungos e bactérias decompõem as moléculas mais simples do lixo orgânico (Temp. de 40°C) e duração de 15 dias. Fungos e bactérias degradam moléculas mais complexas (Temp.de até70°C) e duração de 2 meses, revolvendo a mistura para maior oxigenação. Período de estabilização que produz um composto maturado e tem duração de 2 meses.
Esse hábito ainda pode fornecer uma opção saudável de adubo orgânico para plantas e hortas. Com isso, cada vez mais pessoas querem colocar a mão na massa e fazer a sua própria compostagem. Para isto deve-se usar uma composteira (recipiente plástico como baldes se o processo for caseiro, ou no próprio solo se o mesmo se der no campo ou área agrícola).
Se você quer realizar um processo simples de compostagem, venha com a gente e siga nossos passos:
1- Limpe a área que será colocada a composteira.
2 - Coloque a composteira no solo, revirando a terra do seu interior, coloque uma camada de folhas secas e pedaços de galhos de árvore. Cubra com uma camada de terra. Molhe com água, umedecendo a mistura.
3 - Recolha os restos de alimentos (cascas de frutas e legumes, folhas de verduras sem tempero, todos em pedaços pequenos). Adicione água para umedecer a mistura e bastante terra à disposição que será usada no decorrer do processo.
4 - Coloque as camadas de folhas e galhinhos, terra, água, alimentos, terra, água, folhas, sempre repetindo a operação. Não coloque frutas cítricas, nem cascas de cebola e alho, isto torna a mistura ácida e os fungos e bactérias diminuirão a decomposição sobre ela.
5 - Tampe a mistura com um plástico para protegê-la. Mas abra, de 2 em 2 dias para que ocorra aeração (oxigênio). Revire um pouquinho se necessário.







Nenhum comentário:
Postar um comentário